Pensar Maior Empresas: tendências de futuro no setor segurador
Aproveitámos o evento Fidelidade Pensar Maior Empresas para questionar alguns responsáveis empresariais sobre as tendências de futuro no setor segurador. Um setor confrontado com desafios como a emergência de novos riscos empresariais, a garantia da longevidade e da qualidade de vida das pessoas, e a gestão da volatilidade a que estão sujeitas as economias perante choques externos como guerras e pandemias.
Para Teresa Rosas, Responsável de Tecnologia da Fidelidade, a digitalização é um enorme desafio para o setor segurador. A evolução e articulação de processos de automatização e personalização devem ir a par com o desenvolvimento e a retenção de talentos com novas competências. A experimentação e a aprendizagem devem fazer parte do dia-a-dia para responder a necessidades em constante mudança.
Para Maria João Sales Luís, Presidente da Comissão Executiva da Multicare, a missão do setor segurador na saúde passa por ajudar a manter os clientes no que chama de “ciclo virtuoso da saúde”. Esse ciclo implica a manutenção de hábitos de vida saudáveis, o rastreamento regular e adequado que possibilite a detecção atempada de doenças, e o acesso a cuidados de saúde adequados e inovadores na doença.
Para Paulo Vaz, Administrador da Associação Empresarial de Portugal, o setor segurador é de uma enorme e crescente importância para a sociedade e a economia. E isto acontece porque atravessamos um período de grande e acelerada mudança em que surgem riscos que ainda há pouco tempo eram inimagináveis.