Este site usa cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website concorda com o seu uso. Para saber mais leia a nossa Política de Cookies.

Pensar_ O Futuro
Pensar Maior Vida e Poupança: Da maior literacia aos novos hábitos de poupança

Pensar Maior Vida e Poupança: Da maior literacia aos novos hábitos de poupança

O Grande Auditório do Convento de São Francisco em Coimbra encheu para ouvir líderes e especialistas em matérias de gestão, poupança e literacia financeira. Falámos com algumas destas personalidades sobre a necessidade de novos hábitos de poupança e de gestão para viver melhor vidas mais longas com menos apoios do Estado.

Para Gonçalo Vieira Luz, Professor de Finanças na Nova SBE, o fato de Portugal ter os piores números da Europa em literacia financeira, mostra que esta ignorância tem de ser combatida na base, no ensino básico e secundário. Por outro lado, torna-se necessário discutir como aumentar a produtividade do país para que se possa aumentar o rendimento das famílias e estas possam constituir poupanças.

Ariana Nunes (fundadora do Canal de You Tube Renda Maior) é uma das mais conhecidas educadoras financeiras em Portugal. E chama a atenção para a necessidade de chegar a mais pessoas com informação e conselhos práticos. Sublinha que as pessoas são alienadas pelo “Financês”. Da mesma forma, considera que em Portugal as pessoas empenham-se para ganhar o dinheiro mas não se esforçam tanto para o gerir.

As pessoas têm de diversificar as suas poupanças e investimentos para proteger melhor as suas famílias. É esta a mensagem de Laurentina Caldeira, Diretora de Negócio Vida Risco e Acidentes Pessoais. Esta estratégia é ainda mais adequada face a imprevistos e a acidentes. Atualmente as poupanças de longo de prazo estão muito ligadas ao seguro de vida que vem com o crédito a habitação.

Por fim, Sérgio Carvalho, Diretor de Marketing e Clientes da Fidelidade, sublinhou o sucesso do evento e valorizou o foco na necessidade de desenvolver a literacia financeira, e no caminho que tem de ser feito na clarificação e na descodificação na venda de produtos financeiros.